VISITA À EXPOSIÇÃO “SENTIR A REVOLUÇÃO”

No dia 4 de junho, um grupo de alunos do 9.º ano visitou a exposição “Sentir Abril”, em exibição no Palácio do Egito, em Oeiras, acompanhados pela Coordenadora do 3.ºciclo, Dr.ª Esmeralda Baleizão, e pela professora de História, Dr.ª Rita Carvalho.

Esta exposição sensório-documental, promovida pela Câmara Municipal de Oeiras e integrada nas Comemorações dos 50 Anos da Revolução de 25 de Abril, permitiu recordar algumas das características e acontecimentos do Estado Novo, nomeadamente a existência de censura, a guerra colonial e a contestação estudantil ao regime. Destaque, também, para a questão corporativa dos Oficiais Milicianos, em contexto da guerra em África, que causaria desconforto no seio da classe militar e que levaria à preparação da “operação fim de regime”, em abril de 1974.

Foi ainda possível sentir o ambiente que se viveu no dia 25 de abril de 1974, através da observação de fotografias e relatos das publicações nas edições dos jornais desse mesmo dia.

Os alunos manifestaram muito interesse pela exposição e mantiveram uma atenção e participação permanentes durante toda a visita!

print