25 de Abril de 1974

No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, em colaboração com o Arquivo Municipal de Lisboa, os alunos do 6.º ano realizaram uma atividade sobre o Dia 25 de Abril de 1974.

A atividade teve como principais objetivos a diversificação de estratégias de aprendizagem, o aprofundamento da interpretação de fontes históricas (fotografias) e o desenvolvimento da criatividade.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir e intervir dinamicamente numa apresentação sobre a cronologia dos acontecimentos do dia 25 de abril baseada em fotografias do Arquivo Municipal e contextualização de episódios e participantes. As técnicas disponibilizaram, ainda, uma cronologia do acontecimento, cuja versão digital foi colocada no Teams para reforço do estudo do tema.

Na segunda parte, os alunos realizaram uma atividade prática: a reprodução, através da técnica de retrato químico, de alguns cartazes alusivos ao dia.

Os alunos revelaram grande interesse e uma participação muito ativa e positiva nas atividades apresentadas e desenvolvidas, tendo as mesmas contribuído para o aprofundamento deste conteúdo e para a consciencialização de uma cidadania ativa.

print