Missão, Visão e Valores

MISSÃO
O CM tem por missão assegurar uma sólida formação de matriz militar, intelectual, técnica, física, moral e cívica, inspirada nas qualidades e virtudes da vida militar, e na prossecução dos princípios fundamentais definidos no Sistema Educativo Português, bem como relevar o papel da Defesa Nacional e das Forças Armadas na sociedade.

VISÃO
Continuar a afirmar e consolidar o Colégio Militar como escola de referência do sistema de ensino português, pela excelência de uma formação integral alicerçada num Projeto Educativo assente nos valores permanentes da identidade nacional e das Virtudes Militares. Mantém como principal objetivo formar cidadãos solidários, com plena consciência dos seus direitos e deveres, respeitadores da pessoa e do meio ambiente, defensores do património cultural e histórico da sua Pátria, intervenientes e participativos nas suas responsabilidades sociais e de cidadania.
A vida colegial, inspirada nas Virtudes Militares e nos valores colegiais impressos no Código de Honra do Aluno, bem como numa rigorosa e exigente disciplina, constitui um vínculo inesquecível, traço de união entre o passado, o presente e o futuro, conjugando-se estes três estádios num todo que se mantém perene e atual, numa saudável prática comum a várias gerações.

VALORES
O CM assume, para com a sociedade, um conjunto de valores que o identificam como uma instituição com Identidade, Autonomia e Responsabilidade, assente em projetos fortes e marcantes, orientado por princípios e valores que servem como guias de comportamento e ação.
Assumindo a cultura, os valores e as virtudes militares, e tendo presentes a Diretiva da Direção de Educação e a Diretiva Estratégica do Exército Português para o Biénio 2019-2021, o CM assume o compromisso de desenvolver o seu projeto educativo consubstanciado nos seguintes valores:
DISPONIBILIDADE, manifestada na permanente prontidão para servir.
DISCIPLINA, como meio para atingir a unidade de esforço na prossecução dos sucessos académicos e sociais desejados.
HONRA, decorrente da atitude honesta, firme e digna, assumida em todas as circunstâncias.
LEALDADE, como força anímica da disciplina, consubstanciada na prática da verdade e na fidelidade aos princípios éticos, elementos basilares da camaradagem e da coesão no Exército.
CORAGEM, na forma se enfrentam os riscos e se superam as dificuldades.
PATRIOTISMO, um sentimento de amor a Pátria e o desejo de a servir, com vista ao seu crescimento coletivo.
CAMARADAGEM, como valor vivencial em ambiente comunitário, onde a solidariedade e a entreajuda são essenciais.
SOLIDARIEDADE, como a consciência da dependência mútua, de atender às necessidades dos outros e ser justo nas relações interpessoais.
LIDERANÇA, assente no exemplo, no sentido de responsabilidade e na autonomia.