Cerimónia Presencial de Entrega de Prémios do Concurso História Militar e Juventude

Decorreu no dia 3 de novembro, na Sala de Leitura do Colégio Militar, a entrega presencial dos prémios da 3ª edição do Concurso de História Militar e Juventude 2023, com o tema A guerra colonial na minha terra.

A cerimónia contou com a presença do Exmo. MGen João Vieira Borges, Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, entidade que, em parceria com a Associação dos Professores de História, promove este concurso. Esteve também presente o Exmo. Diretor de Educação, Exmo. MGen José Feliciano,

Nesta cerimónia compareceram os tutores dos alunos que tiveram um papel fundamental na motivação e acompanhamento dos trabalhos apresentados a concurso, assim como professores de História que incentivaram os alunos à participação.

O Concurso de História Militar e Juventude, centrado na exploração de perspetivas locais da História Militar, é dirigido às crianças e jovens entre os 10 e 19 anos que frequentem o 2º ciclo, 3º ciclo e secundário das escolas em Portugal e das escolas portuguesas no estrangeiro e tem por objetivo fomentar o gosto pela História Militar de Portugal. Pretendeu-se, para além da consulta de documentos em bibliotecas e arquivos, públicos ou privados, o recurso a testemunhos orais ou a outras fontes de informação relevantes.

Concorreram a nível nacional, 452 alunos de 42 estabelecimentos escolares e o Colégio Militar obteve quatro prémios em duas categorias, num total de 14 trabalhos e 21 participantes.

Entre os 14 trabalhos a concurso, foram atribuídos 4 prémios:

Categoria A (2ºciclo)

1ºPrémio, Matilde Pereira, nº26, da turma B, do 6.ºano, A guerra colonial no olhar de quem a viveu.

Menção Honrosa, Irene Vera Cruz, nº228 e Pilar Bárbara, nº633, da turma C, do 6.º ano, A Guerra Colonial na nossa terra – Museu do Combatente e Museu aos combatentes do Ultramar

Categoria B (3ºciclo)

3ºPrémio, Raphael Almeida, aluno nº718 do 7ºano, turma A, O Ultramar na minha terra.

Menção Honrosa, Beatriz Azenha e Inês Alves, alunas do 8ºano, A Guerra Colonial na minha Terra.