Visita de Estudo dos 11.º e 12.º anos de História A à Fundação Calouste Gulbenkian

No dia 31 de outubro, os alunos dos 11.º e 12.º anos, no âmbito da disciplina de História A, foram em visita de estudo orientada à exposição “Haverá Eleições”, patente na Fundação Calouste Gulbenkian – FCG, em Lisboa. Os alunos, acompanhados pelas suas professoras, tiveram oportunidade de conhecer, simultaneamente, uma instituição cultural de referência e uma exposição comemorativa dos 50 anos das primeiras eleições livres em Portugal, realizadas no dia 25 de abril de 1975.
No decurso da visita, os alunos participaram com muito interesse e atenção na atividade e tiveram oportunidade de contactar com diversas fontes primárias da época: escritas, visuais e audiovisuais, num percurso interativo e apelativo, a par das explicações pertinentes da representante da Comissão para a Comemoração dos 50 anos do 25 de abril. A forma e o conteúdo estético da exposição, da autoria dos curadores Pedro Magalhães e Catarina Vasconcelos, impressionaram tanto as professoras, quanto os alunos.
Foram cumpridos os objetivos da visita de estudo: contactar com diferentes fontes históricas; desenvolver a consciência da cidadania e da necessidade de intervenção crítica em diversos contextos e espaços; avaliar o contributo das revoluções liberais para os regimes democráticos contemporâneos; problematizar o processo de democratização, do PREC à progressiva instalação e consolidação das estruturas democráticas; promover o relacionamento interpessoal; descentralizar a instituição escolar.

Para saber mais sobre a exposição:
Haverá Eleições

print