Visita de estudo ao Museu Nacional de Arte Contemporânea – Chiado

No dia 14 de novembro, as Alunas do 12.º D2, no âmbito da disciplina de História A, visitaram o Museu Nacional de Arte Contemporânea – MNAC – no Chiado, em Lisboa. Tiveram oportunidade de conhecer um museu de arte nacional que compreende a produção artística portuguesa e estrangeira, de 1850 até à atualidade.
A visita de estudo foi orientada pelo Serviço Educativo do MNAC. As alunas conheceram a evolução do edifício histórico onde se encontra o espaço museológico, desde 1911, e contactaram com uma programação expositiva, permanente e temporária, que procura abarcar vários públicos, de diferentes níveis etários e de literacia artística, igualmente diversa.
No decurso da visita de estudo, as alunas participaram com muito interesse e atenção e tiveram oportunidade de contactar com diversas correntes estéticas e experiências artísticas. A atividade de campo permitiu a consolidação das aprendizagens essenciais: relacionar a mudança que se operou na mentalidade da sociedade burguesa de início do século XX com a I Guerra Mundial, com a evolução técnica e com o corte com os cânones clássicos da arte europeia; e identificar/aplicar os conceitos modernismo e vanguarda cultural. Assim, os objetivos da visita de estudo foram integralmente cumpridos: promover a aquisição/consolidação de conhecimentos sobre a arte contemporânea portuguesa; caracterizar as principais vanguardas artísticas; contextualizar as tendências culturais existentes no Portugal do após I Guerra – naturalismo versus vanguardas; desenvolver o pensamento crítico e criativo e a sensibilidade; promover o espírito de grupo e as relações interpessoais.
print