Visita de Estudo à Quinta Pedagógica dos Olivais

Entre os dias 22 e 25 de outubro, todas as turmas do 2º Ciclo realizaram visitas de estudo à Quinta Pedagógica dos Olivais.
Esta atividade, proposta pela disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, insere-se no tema «À roda da Alimentação» que está a ser trabalhado nesta disciplina e no Projeto do 2º Ciclo que irá ser desenvolvido ao longo do primeiro semestre.
A visita começou na Sala do Forno, onde os alunos puderam observar diferentes objetos e utensílios com os quais não têm contacto diário, tais como, o forno a lenha e reproduções de um espigueiro e de um moinho de água.
De seguida, dirigiram-se à cozinha, colocaram os aventais e ouviram as explicações da D. Ana Cristina sobre as espigas e o processo de moagem até ao produto final, a farinha, que os alunos amassaram juntamente com água, fermento e sal.
Enquanto o pão cozia, os alunos deslocaram-se ao exterior e tiveram a oportunidade de interagir com um grande número de animais, entre os quais, gansos, coelhos, galinhas, vacas, porcos, cavalos, ovelhas e cabras.
Também no exterior, visitaram uma horta com muitos legumes e um pomar.
No final da visita, todos saborearam o pão acabado de fazer.