Visita de Estudo à Casa Fernando Pessoa

Os alunos do 12º A e B fizeram uma visita de estudo à Casa de Fernando Pessoa, no dia 16 de novembro de 2018, com o objetivo de aprofundarem o conhecimento da vida e obra de um dos maiores poetas portugueses. Foram acompanhados pelos professores Emília Martins, Helena Beja Lopes, Helena Rodrigues e Paulo Silva.

A Casa Fernando Pessoa foi inaugurada em novembro de 1993, tendo sido concebida como um centro cultural destinado a homenagear Fernando Pessoa e a sua memória na cidade onde viveu e no bairro onde passou os seus últimos 15 anos de vida, Campo de Ourique.

Ao longo de toda a visita, e através das informações fornecidas pela guia, tornou-se bastante visível o impacto da criação poética de Fernando Pessoa na génese do modernismo, tal como a relevância do papel do Poeta no contexto da identidade cultural nacional. Para além do contributo para a literatura portuguesa, Fernando Pessoa, sempre se mostrou ativo na sociedade no que diz respeito às vertentes crítica e política. Durante a visita à Casa de Fernando Pessoa, foi possível a observação de vários objetos pertencentes a Fernando Pessoa que possibilitaram retirar conclusões acerca dos seus temas favoritos e o perfil do eu poético.

Uma divisão que despertou a atenção dos alunos, durante a visita, foi a biblioteca. Esta ocupa parte do piso térreo e do 1º andar e, aí, podemos encontrar um conjunto de cerca de 1200 livros que pertenceram a Fernando Pessoa de diferentes temáticas: astrologia, matemática, medicina, filosofia, sociologia, psicologia, genética, literatura…

A visita de estudo decorreu muito bem, tendo os alunos revelado uma conduta e participação dignas de registo.