Palestra – Os Museus Militares

Palestra – Os Museus Militares do Exército e a Direção de História e Cultura Militar

No dia 16 de novembro de 2018, os alunos – chefes e subchefes de turma do 2.º e 3.º Ciclo e do Ensino Secundário assistiram, no Miniauditório, à palestra especialmente destinada ao Colégio Militar e subordinada ao tema – Os Museus Militares do Exército e a Direção de História e Cultura Militar. A apresentação esteve a cargo do Cor. Diogo Velez e do SCH Sousa Gomes, da Direção de História e Cultura Militar. Foram abordados os seguintes aspetos: Enquadramento – Missão e Organização; Os Museus Militares/Coleções Visitáveis/Núcleos Museológicos do Exército; Temáticas dos Museus Militares: História; Memória; Património; Cultura; Pintura e Escultura e os Museus Militares do Exército.

Foram apresentados os Museus Militares do Exército em: Bragança. Porto, Lisboa, Elvas, Açores e Madeira; os Núcleos Museológicos do Exército: Buçaco, Fardamento e Equipamento, Movimento das Forças Armadas e Artilharia da Costa e as Coleções Visitáveis – onde se inclui o Colégio Militar.

Os alunos participaram de forma ativa, colocaram questões e registaram aspetos importantes pois numa futura aula de Cidadania e Desenvolvimento/Formação Cívica apresentarão aos colegas de turma, as temáticas tratadas e as principais características dos Museus Militares do Exército, Núcleos Museológicos e Coleções Visitáveis.