Uma breve viagem pela Lisboa romana e medieval

No âmbito da disciplina de História A, os alunos do 10.ºano do curso de Línguas e Humanidades realizaram, no dia 13 de janeiro, uma visita de estudo ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros e ao Núcleo de Interpretação da Muralha de D. Dinis. 

A visita ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC), recentemente renovado com animações/reconstituições digitais, tinha como principal objetivo consolidar conhecimentos sobre a presença romana na cidade de Lisboa, outrora designada Olisipo. No NARC foi possível observar vestígios de uma estrutura industrial de transformação e conserva de preparados piscícolas salgados. Aqui se localizam vários tanques – cestárias – e diversos tipos de ânforas para o transporte dos produtos comercializados por todo o vasto Império Romano. São igualmente visíveis parcelas de um conjunto residencial com balneário. O espaço em que se localiza o NARC foi também utilizado como necrópole romana, constituindo o cemitério mais antigo que se conhece na cidade de Lisboa. 

A Muralha de D. Dinis é uma construção medieval cuja compreensão foi possível graças aos inúmeros objetos e reconstituições em três dimensões. Mais uma vez sobressaiu a importância económica da cidade de Lisboa, agora no século XIII. A necessidade de proteção deste centro económico dos ataques vindos do mar conduziu à construção desta muralha que esteve em uso durante 75 anos. Neste local decorria o dia-a-dia das populações e sentia-se a agitação da capital do reino. Esta estrutura defensiva influenciou o posterior urbanismo de Lisboa. 

A curiosidade e interesse dos alunos traduziu-se na sua permanente concentração e colocar de dúvidas junto dos guias que nos acompanharam. 

print