, ,

Olimpíadas Portuguesas de Biologia Júnior

Realizou-se no dia 29 de janeiro a 1.ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Júnior (OPBJ), contando com a participação neste evento de 22 alunos do Colégio Militar (CM).
As Olimpíadas Portuguesas da Biologia (OPB) são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes dos ensinos Básico e Secundário, público ou privado, agrupados em duas categorias: as Olimpíadas Júnior (Básico, 9.º ano) e as Olimpíadas Sénior (Secundário).
Estas Olimpíadas têm como objetivos estimular o interesse dos alunos pela Biologia, em particular na área experimental desta área de conhecimento, relacionar a Biologia com a realidade económica e social, promovendo uma melhor cidadania; promover o intercâmbio de ideias e de experiências entre os alunos e estimular o gosto e o prazer pelo ensino e pela aprendizagem da biologia.
Há já alguns anos que o CM participa nestas Olimpíadas, tanto nas categorias Júnior como Sénior. Em 2015, os dois primeiros classificados nacionais na categoria Júnior foram os alunos n.º 209 e n.º 261. Em 2017, o aluno n.º 36, alcançou o 4.º lugar nacional na mesma modalidade.
A 2.ª eliminatória decorrerá no dia 25 de março e participarão os alunos que apurados na 1.ª etapa.
É de destacar todo o interesse, entusiasmo e proatividade demonstrados pelos alunos, desde a iniciativa na inscrição como toda a preparação e treino para uma excelente participação nas OPBJ.
O mais importante, contudo, é mesmo a participação neste tipo de iniciativas, participação essa que estimula o gosto pelo conhecimento, alarga horizontes e promove o contacto com novas realidades e instituições relacionadas com a Ciência.