Hino-Marcha do Colégio Militar

A busca incessante e curiosa pela cultura, pelo conhecimento, pelo antigo, levou a que alguém que gosta de calcorrear e entrar nos alfarrabistas de Lisboa o tenha feito, mais uma vez, há bem pouco tempo, para aumentar e enriquecer o seu acervo pessoal.
Num desses alfarrabistas, e entre tantos documentos valiosos e únicos, João Pedro Mendes dos Santos descobriu uma partitura bem antiga, de 1919 – era a partitura do Hino-Marcha do Colégio Militar, composta pelo Antigo Aluno do Colégio Militar 79/1903, Cruz e Souza. Nesse mesmo momento a adquiriu, tendo-a ofertado ao amigo Ricardo Fernandes, Professor de Música do Colégio Militar e Diretor da Orquestra Colegial.
Jorge Mário de Melo Castro e Souza, Coronel do Exército, foi compositor e assinava as suas composições com o nome Cruz e Souza. Compôs peças de cariz militar, como o Hino do Batalhão de Paraquedistas, música ligeira de dança e peças para teatro de revista e filmes.
Em 1939 compôs o Hino-Marcha do Colégio Militar e dedicou esta obra aos seus camaradas de curso do Colégio Militar – nela são exaltados os valores colegiais da amizade e camaradagem profundas que ficam para a vida. É hoje interpretada com muita emoção pelos Alunos da Orquestra e do 5.º Ano de Escolaridade, por ocasião do 218.º Aniversário do Colégio Militar, Alunos estes que fariam nesta manhã de domingo, dia 7 de março de 2021, o seu primeiro desfile na Avenida da Liberdade.
Por eles, para eles e para Todos Nós, aqui fica a interpretação do Hino-Marcha!
Pelo Colégio Militar,
ZACATRAZ, ZACATRAZ, ZACATRAZ!