Centenário da concessão da OTEVLM ao CM

Por ocasião da comemoração do 218ºaniversário do Colégio Militar, evocamos a imposição das insígnias da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito – Grau Cavaleiro, a mais importante Ordem Honorífica Portuguesa com precedência sobre todas as outras.
Aconteceu precisamente há cem anos…
Agraciado por decreto do Presidente da República António José de Almeida, de 18 de dezembro de 1920, o Estandarte Nacional colegial recebeu as insígnias no Largo da Luz no solene momento da cerimónia do “3 de março” de 1921, tendo a imposição sido feita pelo Ministro da Guerra, Major Doutor Álvaro de Castro (206/1890). Dirigia o Colégio o General Bernardo de Faria, nobilíssima figura de Militar e Educador (…), sendo o Batalhão de Alunos comandado pelo Aluno 356/1914, Paulo Emílio de Brito Aranha, espírito culto, empreendedor e de rara cintilância (…) que deixou, mesmo que com sua efémera vida, o nome bem assinalado como engenheiro, crítico e cineasta.
De acordo com o estabelecido na Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas, desde a legislação de 1917 e 1918, data a partir da qual assumiu a nomenclatura que hoje tem, a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito destina-se, não só, a galardoar méritos excecionalmente distintos no exercício das funções dos cargos supremos dos órgãos de soberania ou no comando de tropas em campanha como, também, a premiar feitos excecionais de heroísmo militar ou cívico e atos ou serviços excecionais de abnegação e sacrifício pela Pátria e pela Humanidade.
Na reforma de 1962, a concessão das Ordens passou a contemplar o título de Membro Honorário pelo que as localidades, os corpos militarizados e as unidades ou estabelecimentos militares passaram a poder ser declarados Membros Honorários de qualquer das Ordens Honoríficas Portuguesas, sem indicação de grau.
Para além da concessão ao Colégio Militar, enquanto Instituição de referência e de enorme relevo nacional, foram também agraciados com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, 163 Antigos Alunos, muitos nomes que marcam a História de Portugal dos séculos XIX e XX.
ZACATRAZ, ZACATRAZ, ZACATRAZ!