Fado do Menino da Luz

Corria o ano de 1928…
Em Lisboa, o Teatro Maria Vitória levava à cena a Revista “A Ramboia”.
De entre os vários momentos musicais que brilhavam nesta Revista, encontrava-se Fado do Menino da Luz, com letra de Luiz da Silva e Xavier de Magalhães e música de Raul Ferrão, Antigo Aluno 205/1901.
Raul Ferrão frequentou o Colégio Militar entre 1901 e 1907. Desenvolveu, paralelamente à carreira militar, atividade profissional como Engenheiro Químico e como Compositor – a ele se deve o maior êxito mundial do fado: Coimbra, fado também conhecido como April in Portugal, ou Avril au Portugal, celebrizado em todo o mundo por Amália Rodrigues.
O Fado do Menino da Luz é uma autêntica e sincera homenagem à vida colegial e é interpretado com muita emoção pelos Alunos do Orfeão e da Orquestra, por ocasião do 218.º Aniversário do Colégio Militar, cerimónia que, em circunstâncias normais, estaria a ter as suas comemorações nos Claustros neste dia de sábado, 6 de março de 2021.
Pelo Marechal Teixeira Rebelo,
ZACATRAZ, ZACATRAZ, ZACATRAZ!