As comemorações do Ducentésimo Décimo Nono Aniversário do Colégio Militar (CM) tiveram início, no dia 03 de março, com o acender da “Chama Colegial”, na Luz.

Em 05 de março, no Memorial da Feitoria, em Oeiras, reacendeu-se a “Chama Colegial”. Esta efeméride aludiu ao nascimento do CM naquele local, em 1803, pela obra e visão do então Coronel António Teixeira Rebelo.

A “Chama Colegial” foi, depois, transportada pelo Aluno “Batalhãozinho” para as atuais instalações na Luz, onde se realizou uma cerimónia em memória dos Antigos Alunos, na qual, o Sr. Presidente da AAACM, Dr. Filipe Soares Franco, proferiu uma mensagem ao Batalhão Colegial. Seguiu-se a transferência da “Chama” para o “Monumento dos 175 Anos”, numa manifestação do “símbolo vivo e eloquente do espírito colegial”.

Na Parada Marechal Teixeira Rebelo, o Exmo. Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, presidiu à cerimónia militar em que também se assinalou o Dia Festivo da Direção de Educação. Do programa constaram a integração do Estandarte Nacional, alocuções proferidas pela Alta Entidade e pelo Diretor do CM, Coronel de Artilharia António Salgueiro, a entrega de condecorações e prémios, terminando com o desfile do Batalhão Colegial.

No domingo, 06 de março, teve lugar o tradicional desfile do Batalhão Colegial na Avenida da Liberdade, com início no Marquês de Pombal até ao Rossio.

Agradece-se a todos quantos servem no Colégio Militar, Oficiais, Professores, Sargentos, Praças e Funcionários Civis e principalmente aos Alunos, seus Familiares e Antigos Alunos, o contributo que permitiu a elevação das cerimónias.

Parabéns ao Colégio Militar!

 

 

print