Visita de Estudo – Quinta da Amizade

Visita de Estudo do 5º Ano – Concerto Sinfónico

“Um Elefante procura abrigar-se da tempestade, dentro de uma quinta onde já se abrigaram todos os outros animais. O seu tamanho, a sua cor, a sua forma… fazem com que não seja muito bem recebido entre os animais da quinta.”

A Quinta da Amizade é uma fábula sinfónica onde as personagens são animais representados por instrumentos da orquestra.

A mensagem de solidariedade implícita incide no direito à diferença. A solidariedade e a tolerância são os valores trabalhados em A Quinta da Amizade, através da história comovente de um Elefante que é rejeitado pelos outros animais por ser diferente!

Com música de Jorge Salgueiro e com um poema de João Aguiar, a Canção da Amizade tornou-se um clássico, sendo já das canções mais conhecidas e reproduzidas no universo escolar em Portugal. O género musical representado – fábula sinfónica – pretende, através da associação direta dos diferentes animais ao instrumento musical que os representa, abordar a sistematização da orquestra e das suas famílias, uma vez que a sua instrumentação se baseia na organização sinfónica tradicional. Utilizando a estratégia da audição musical participada ao vivo, a preparação das crianças e jovens para estes concertos exige trabalho de sala de aula prévio, conferindo momentos de cumplicidade únicos entre a plateia e o palco.

Os alunos do 5.º Ano, acompanhados pelos professores Nuno Francisco, Isabel Torres, Alexandra Coutinho e Sandra Areias, tiveram, assim, a felicidade de assistir e participar, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, no dia 20 de março, no Concerto Sinfónico – cantaram, tocaram flauta e clavas e produziram diversas intensidades sonoras, em conjunto com as muitas escolas presentes e com a assistência do Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, que se quis associar a esta iniciativa.

Foi uma tarde muito bem passada, em que se procurou que os nossos alunos mergulhassem, de uma forma ativa e entusiasmada, no mundo da orquestra sinfónica, os seus instrumentos e a sua classificação e, claro está, reforçar valores que não devem ficar esquecidos!

O Grupo de Música