Visita de Estudo- Mosteiro da Batalha

Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota

Mosteiro da Batalha

Museu da Comunidade Concelhia da Batalha

No dia 07 de novembro de 2018, os alunos do 8.º Ano do Colégio Militar foram em visita de estudo, no âmbito da disciplina de História, ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), ao Mosteiro da Batalha e ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

No CIBA, os alunos assistiram a um filme histórico e os guias do Serviço Educativo explicaram aspetos fundamentais da Batalha de Aljubarrota e respetivo contexto histórico, quer nas salas de exposição do CIBA, quer no exterior do campo de S. Jorge, onde a 14 de agosto de 1385 o exército português comandado por Nuno Álvares Pereira saiu vitorioso, permitindo a consolidação da independência nacional sob a égide da nova dinastia de Avis, iniciada com D. João I.

No Mosteiro da Batalha, (Património Mundial pela UNESCO), a visita foi guiada através de uma dramatização pelo grupo de Teatro – “O Nariz”, com a encenação “Eram só pedras quando tudo começou…”, e cujas personagens eram três arquitetos do edifício (Afonso Domingues, Huguet e Mateus Fernandes) que, numa viagem pela História, contaram aspetos da construção do monumento, do gótico ao manuelino.

No Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, a visita foi igualmente guiada pelo Serviço Educativo. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um museu premiado e inclusivo, que conta a História da região da Batalha, desde as suas origens paleontológicas e pré-históricas até à atualidade.

Acompanhados pelas diretoras de turma e professores, durante todo o dia, os alunos participaram de forma entusiasmada nas atividades. Foram cumpridos, em pleno, os objetivos da visita de estudo: conhecer o contexto histórico dos sítios visitados com recurso a fontes históricas diversificadas; valorizar o património histórico e promover o espírito de grupo e as relações interpessoais.