Visita de Estudo ao Teatro “O Ano da Morte de Ricardo Reis”

No dia 11 de abril, os alunos das turmas A, B e C, do 12.º ano do Colégio Militar assistiram à representação da peça de teatro “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, baseada no romance de José Saramago, com o mesmo nome, dinamizada pela Companhia Éter, em Sintra (Auditório Olga Cadaval).
A visita de estudo inseriu-se no âmbito das disciplinas de Português e de História A, cujos objetivos foram:
– Diversificar metodologias de ensino/aprendizagem;
– Cativar o interesse dos alunos para a obra “O Ano da Morte de Ricardo Reis” de José Saramago e estimular a sua leitura;
– Consolidar conhecimentos sobre as obras enquadradas no programa da disciplina de Português;
– Desenvolver conhecimentos sobre o Antigo Regime.
Foi com empenho, motivação e alegria que os nossos alunos assistiram à peça. Saíram motivados para a leitura e compreensão da obra, relacionando a estruturação do texto com a construção da significação e com a intenção do autor.
Esta obra, de leitura obrigatória, faz parte do programa de Português do 12.º ano. Para além dos alunos do Colégio Militar, estiveram presentes outras escolas da região de Lisboa.