Visita de estudo ao Lisboa Story Centre e ao Arco Triunfal da Rua Augusta

No dia 20 de fevereiro, as turmas A e B do 4.º ano de escolaridade do Colégio Militar, realizaram uma visita de estudo ao Lisboa Story Centre e ao Arco Triunfal da Rua Augusta.

O Lisboa Story Centre é um centro de interpretação da história da cidade de Lisboa, que através de um sistema interativo de audioguias, permitiu que os alunos realizassem uma visita com relatos e cenários dramáticos da época.

Através da visita, e seguindo um percurso organizado por temas de acontecimentos cronológicos representativos da história da cidade de Lisboa, os alunos puderam visitar os seguintes núcleos: I – Lisboa: Mitos e Realidades, que se debruça sobre a importância do Rio Tejo, a Terra, o Mar e o Céu; II – Primórdios mitológicos, Colonizadores e Conquistadores e as Muralhas da Cidade; III – Lisboa: Cidade Global, que apresenta a Cidade Cosmopolita, o Armazém do Mundo. IV – Para Além do Horizonte, o Padre Voador (Padre Bartolomeu de Gusmão e a célebre passarola), VI, VII, VIII, IX – a Cidade Magnificente, Morte e Política e a Igreja.

Na parte dedicada ao Terramoto de 1755 é abordado o tema X – O Terramoto e a Cidade em ruínas, passando para uma sala sobre a Visão de Pombal, que apresenta o Planeamento da Cidade Moderna no pós-terramoto e a Reconstrução da Cidade (tema XI). Terminaram no núcleo XII – Terreiro do Paço, onde havia projeções sobre o tema A Praça: Política e Lazer, onde se abordou a importância atual da praça do Terreiro do Paço.

Após a visita ao espaço, assistiram a um teatro de marionetas intitulado Afonso Henriques, o Conquistador sobre a história da conquista da cidade de Lisboa em 1147.

Nesta visita de estudo, puderam ainda subir ao Arco Triunfal da Rua Augusta e observar, através de uma vista 360º, a Baixa de Lisboa e do rio Tejo.

Este monumento simboliza a cidade de Lisboa renascida depois do terramoto de 1755, onde está expresso em latim, As Virtudes dos Maiores que representa a força, a resiliência e as conquistas do povo português.

Puderam ainda observar as impressionantes esculturas de Célestin Anatole Calmels, onde a Glória coroa o Génio e o Valor.