Visita de estudo à igreja de são roque

No dia 6 de novembro, os alunos do 11° ano, no âmbito das disciplinas de Português e História, realizaram uma visita de estudo à Igreja de São Roque e ao seu museu, com os objetivos de consolidar e expandir os conhecimentos lecionados nas aulas.
Na visita guiada à igreja, pudemos apreciar a Capela de São Roque, a Capela-mor, a Capela de Nossa Senhora da Piedade, a Capela de Santo António e os Altares das Relíquias.
Ao longo da visita observámos vários aspetos do estilo Barroco, como as colunas torsas, os revestimentos em talha dourada e a perceção de movimento das esculturas, que contribuem para as características base desta arte: a exuberância e ostentação.
Tivemos a oportunidade de estar no mesmo sítio onde o Padre António Vieira pregou alguns dos seus Sermões, ficamos a saber que as pessoas iam de véspera marcar o lugar para o conseguirem ouvir. Uma vez que não havia bancos, levavam tapetes, daí a expressão «vou pôr o tapete a São Roque».
Com esta visita aprofundámos a nossa cultura geral histórica e literária e tivemos também a oportunidade de nos maravilhar com as várias formas de arte, história e literatura que constituem uma parte do nosso património.

print