Visita de Estudo à Assembleia da República

Visita e assistência a uma sessão plenária na Assembleia da República

No dia 28 de novembro, 53 alunos do 10ºano realizaram uma visita de estudo à Assembleia da República, no âmbito das disciplinas de Filosofia, História A e MACS, acompanhados pelos respetivos docentes, professores José Teixeira, Rita Carvalho, Helena Rodrigues, Emília Martins e Helena Beja Lopes. No domínio da Educação para a Cidadania procurou-se sensibilizar os alunos para as instituições e participação democráticas.

A visita iniciou-se com a assistência à sessão plenária, na qual se aprovava o orçamento de Estado, tendo os alunos tido a possibilidade de assistir ao aceso debate e ao processo de votação na especialidade.

A Sr.ª Secretária de Estado da Defesa, Doutora Ana Santos Pinto, deslocou-se às galerias da sala das sessões para cumprimentar o corpo docente e os alunos presentes, manifestando a seu agrado pela presença do Colégio Militar neste órgão de soberania.

O grupo de alunos e professores foi também amavelmente acolhido pelo Deputado João Rebelo, membro da Comissão de Defesa Nacional, que promoveu uma visita aos locais mais emblemáticos do Palácio de S. Bento, nomeadamente o Salão Nobre, destinado a receções oficiais e construído nos anos 40 do século passado e que reflete o gosto e a estética característicos do Estado Novo; as imagens dos painéis que decoram este salão representam nomes incontornáveis da História da Expansão Marítima Portuguesa nos séculos XV e XVI. Seguiu-se a Escadaria Nobre e a Sala dos Paços Perdidos da autoria do arquiteto Ventura Terra, decorada com seis painéis pintados a óleo sobre tela da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro que neles representou várias figuras da História nacional ligadas à vida política, à oratória e à administração pública. A Sala do Senado que resultou da reformulação da Câmara dos Pares, foi um dos locais mais apreciados, na qual os alunos tiveram oportunidades de se imaginar numa sessão do Parlamento Jovem. A visita finalizou com a entrada no antigo refeitório dos monges beneditinos, local onde é possível observar belos painéis de azulejos que representam episódios da vida de S. Bento e cenas da vida quotidiana. Atualmente, este espaço está reservado ao Centro de Acolhimento ao Cidadão.

Os alunos participantes manifestaram o seu profundo agrado pela visita proporcionada e regressaram mais sensibilizados para o papel deste órgão de soberania na construção da vida democrática.