Projeto Eco-Escolas, Projeto Missão up e Projeto Power up

O Colégio Militar tem o compromisso de colaborar para a consecução dos princípios inscritos na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA), formando jovens, futuros cidadãos conscientes, informados e promotores de mudança perante problemáticas ambientais atuais. Para este fim, desenvolveu três projetos, ao longo do ano letivo 2017/2018: Projeto Eco-Escolas, Projeto Missão up e Projeto Power up.

Além dos projetos referidos, desenvolveu também, ações no âmbito do programa Redescobrir a Terra (promovido pela Cooperativa de Agricultores Portugueses) e participou na campanha “Juntos Vamos Plantar Portugal”.

Realizou diferentes atividades com a participação dos alunos, professores, militares, funcionários e encarregados de educação, enquadradas nas seguintes temáticas:

• mobilidade sustentável: redução do número de veículos a circular dentro do Colégio;
  • eficiência energética: colocação de lâmpadas Led em todas as salas de aula;
  • valorização do território: criação de um Pomar e de uma Horta, reflorestação de uma área ardida do centro do País e requalificação de espaços interiores de importância histórica e cultural;
  • valorização de resíduos: construção de uma nitreira e colocação de mini ecopontos em toda a área escolar.

Acreditamos ser este o caminho a percorrer para cumprir dois dos princípios inscritos na ENEA “Educar para a Sustentabilidade” e “Educar para uma Cidadania Interveniente “,contribuindo, ao mesmo tempo, para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS).