Palestra Liderar pelo Exemplo | Liderança Positiva e Negativa

Realizou-se, no passado dia 04 de janeiro de 2019, a palestra «Liderar pelo Exemplo, Liderança Positiva/Negativa», proferida pelo Ex.mo Senhor Coronel Tirocinado de Infantaria/Operações Especiais, Nuno Correia Barrento Lemos Pires, antigo aluno número 345/1975. A palestra foi organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio Militar (APEEACM) conjuntamente com a Coordenação do Projeto de Liderança e Valorização Pessoal do Colégio Militar.

O Coronel Lemos Pires é Doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais, sendo Professor e Adjunto do Diretor de Ensino na Academia Militar (AM), para além de colaborar com o ISCTE-IUL, a Universidade Nova de Lisboa e os Institutos Universitário Militar (IUM) e de Defesa Nacional.

Assistiram todos os alunos da 4.ª Companhia (a frequentar os 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade), a Direção e a Coordenação Pedagógica do Colégio Militar, a Direção da APEEACM, Diretores de Turma, demais Professores e Oficiais e Pais e Encarregados de Educação.

À introdução e contextualização feita pelo Dr. Rui Farinha, na qualidade de Coordenador do Projeto de Liderança e Valorização Pessoal, seguiu-se a original e cativante apresentação do orador por parte do Dr. Joaquim Correia Lopes, Presidente da APEEACM.

Durante cerca de 90 minutos, conduzidos de forma fascinante pelo Coronel Lemos Pires, os participantes puderam viajar no tempo, compreendendo o passado, perscrutando o presente para antever e precaver o futuro. Esta viagem, permitiu efetuar reflexões sobre o mundo em que vivemos (e o Colégio em que vivemos) e o mundo que queremos (e o Colégio que queremos). Analisaram-se as ameaças e os riscos das sociedades atuais, os grandes e «pequenos desafios» que se colocam aos cidadãos e os perigos da exposição a informação manipulável e manipulada. Clarificaram-se as características distintivas de um bom líder, preparado para os mais diversos desafios, alguns muito recentes e particulares, nomeadamente os digitais. Abordaram-se os estilos de liderança e as características adstritas aos respetivos modelos. Se, cerca de 84% das profissões existentes atualmente, deixarão de existir num futuro próximo, as características de um líder-exemplo, permanecerão.

Felizmente, o texto acima não aborda uma fake news, mas sim um momento real e distintivo, que contribui, pelo exemplo, para que os nossos jovens alunos, já mais esclarecidos, possam exercer lideranças (ainda mais) positivas e perenes – na história, com história, a fazer história para a História.