O Verdadeiro bolo-rei

No dia 14 de dezembro, na Festa de Natal do 1º Ciclo, foi apresentada uma peça de Natal «O Verdadeiro bolo-rei» que constituiu o Projeto de Natal desenvolvido em interdisciplinaridade entre a Expressão Musical e a Expressão Dramática, envolvendo todos os alunos dos 1º e 2º anos de escolaridade. Este trabalho foi desenvolvido com a colaboração das professoras titulares de turma destes alunos, sob orientação das professoras Alexandra Coutinho, Elsa Martins (responsáveis pela seleção e adaptação musical, bem como pela Direção Coral) e Manuela Meneses (responsável pela produção do texto dramático, encenação e guarda-roupa).

A história gira à volta da confeção de um bolo-rei, por uma avó e seus netos, seguindo uma receita do avô, na qual se encontra a indicação de um ingrediente secreto. A diversidade dos ingredientes, bem como o modo como devem misturar-se é uma alusão às nossas diferenças e um apelo a uma relação de respeito, onde todos fazem falta e têm valor. O ingrediente secreto representa aquilo que cabe a cada um de nós descobrir ou construir; aquilo que dá sentido à nossa vida e que faz com que todas as canseiras sejam suportáveis: o amor! O amor na nossa família seja a biológica, seja a do coração.