Estágio de Graduados e Imposição de Graduações

O Estágio de Graduados do Colégio Militar (CM) teve início no passado dia 29 de agosto. Trata-se de uma atividade consolidada no tempo e consubstanciada no seu Projeto Educativo, como elemento diferenciador de outros estabelecimentos de ensino, e visa essencialmente preparar os alunos mais velhos para o exercício das nobres funções de Aluno Graduado e, por inerência, com responsabilidades no enquadramento e acompanhamento dos alunos mais novos.

Iniciaram o Estágio 59 alunos (48 do 12º ano e 11 do 11º ano), com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos.

Após a habitual palestra de abertura proferida pelo Comandante do Corpo de Alunos, procurando o equilíbrio entre as componentes teóricas e as práticas, seguiram-se sessões com o apoio de diversas entidades do Exército (GabCEME, CPAE, DE, AM, ESE e RCmds) e externas ao Exército (UTITA, PJM, APEEACM, AAACM, MDN, PSP e Hospital CUF Descobertas), que se constituíram numa mais valia para as funções de Aluno Graduado, contribuindo para a sua formação e desenvolvimento integral.

O Estágio terminou a 07 de setembro, com a cerimónia de Imposição de Graduações, evento nobre e emotivo e que contou com a presença dos familiares e amigos dos Alunos.