, ,

Escritor António Mota encontra-se com Alunos do Colégio Militar

No dia 21 de fevereiro, realizaram-se, no auditório do Colégio Militar, duas sessões com o escritor António Mota. Das 9:30 às 10:45 com alunos do 1.ºciclo, das 11:00 às 12:45 com os alunos do 2.º ciclo.
A atividade, integrada no plano anual de atividades da Biblioteca, resultou de um trabalho de parceria entre este organismo e os Professores titulares de Turma dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo, e as Professoras de Português do 2.ºciclo. As sessões foram dinamizadas pelos alunos e estruturaram-se da seguinte forma: boas-vindas, apresentação de trabalhos realizados a partir de obras do autor e entrevista ao escritor.
A turma A do 3.º ano do 1.º ciclo apresentou um Webquest sobre a história O galo da velha Luciana e a turma A do 4.º ano, trabalhos de reconto e resumo de algumas das obras lidas. No final, os alunos colocaram ao escritor algumas perguntas que haviam preparado previamente.
A sessão com os alunos do 2.ºciclo estruturou-se da mesma forma. A aluna apresentadora orientou os trabalhos e dois alunos, do 6.º B e 6.º C, apresentaram uma breve nota biográfica do escritor e a apresentação oral da obra O Agosto que nunca esqueci. No final, foram, também, feitas algumas perguntas por vários alunos do 6.ºano.
Nas duas sessões, o escritor António Mota, na sua simplicidade comovente, interagiu de forma afetuosa e divertida com os alunos e partilhou com eles dois textos de extraordinária beleza a propósito do significado da escrita na sua vida. Com os alunos do 2.ºciclo partilhou ainda dois capítulos da obra que está a escrever para a coleção infantojuvenil.
No final das sessões, no átrio do auditório, onde estava patente uma exposição com os trabalhos dos alunos, decorreram as sessões de autógrafos que foram muito concorridas e apreciadas.