Cerimónia Comemorativa do 104.º Aniversário da Batalha de La Lys

Os Alunos n.º 307, Henriques, n.º 717, Rocha e n.º 37, Carvalho, acompanhados pela professora de História, Rita Carvalho, participaram na Cerimónia Comemorativa do 104 º Aniversário da Batalha de La Lys, que decorreu nos dias 2 e 3 de abril, em França. Nestas cerimónias foi prestada homenagem aos Militares do Corpo Expedicionário Português (CEP) que participou na Grande Guerra em França. 

Participaram também nestas comemorações três alunos do Instituto Pupilos do Exército e cadetes da Academia Militar, da Academia da Força Aérea e da Escola Naval. 

No dia 2 de abril de manhã, as cerimónias foram presididas pelo Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira e pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, tendo contado também com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca e iniciaram-se em Richebourg, no Cemitério Militar Português, onde se encontram sepultados 1831 militares que caíram em combate durante a participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial. Estas cerimónias tiveram um caráter militar, tendo os Alunos do Colégio Militar (CM) integrado o dispositivo militar presente. Registou-se ainda um momento de caráter religioso com a invocação do Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério.  

Ainda durante o período da manhã seguiu-se uma outra cerimónia em La Couture, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, tendo sido assistida também pela população local. 

Durante o período da tarde, ainda em La Couture, contando com a presença de algumas das entidades atrás mencionadas, decorreu a inauguração do Jardim da Paz, cuja conceção foi da responsabilidade do arquiteto Ricardo Gomes e do paisagista Samuel Alcobia, integrado na região onde os soldados portugueses resistiram à ofensiva alemã.  

O dia 3 de abril iniciou-se com uma Cerimónia de Homenagem em Boulogne-Sur-Mer, junto ao Memorial Português, elevado em 1938 aos soldados portugueses que combateram na I Guerra Mundial. Este memorial localiza-se no cemitério britânico desta localidade que, durante o conflito, se tornou uma importante base do Exército Britânico. 

Por fim, os Alunos do CM continuaram a integrar o dispositivo militar na Cerimónia de Homenagem em Ambleteuse, região onde, a partir de 1917, o Quartel-General do Corpo Expedicionário Português veio instalar os seus serviços, depósito e hospital. A Cerimónia decorreu inicialmente junto ao Monumento aos Soldados Portugueses caídos em combate entre 1916 e 1918. Seguiu-se a inauguração da Cruz de Cristo no cemitério local. Ainda nesta localidade, cuja Câmara Municipal é presidida por um neto de um dos combatentes portugueses da I Guerra Mundial, foi inaugurada uma exposição alusiva à presença portuguesa em Ambleteuse. 

De destacar a forma aprumada e dignificante como os Alunos do CM se apresentaram nestas comemorações.

print