, , ,

Campeonato Colegial de Jogos Matemáticos 2019/2020

A Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva promovem anualmente, desde 2004, o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM).
Os jogos de tabuleiro são objetos surpreendentes, com as suas regras variadas, os seus diversos propósitos e os seus contextos que constituem ricos elementos culturais, e que motivam os jovens para a aprendizagem da Matemática através do divertimento e do prazer de pensar.
«A escolha dos jogos das diversas edições do CNJM tem em conta o seu conteúdo, variedade do tipo de jogo, importância histórica, facilidade de feitura e idade dos jogadores. O nosso foco foi, desde início, nos jogos ‘sem informação escondida’ (ao contrário da batalha naval, por exemplo) e ‘sem o fator sorte’ (ao contrário do Gamão, por exemplo) a que chamamos ‘jogos matemáticos’» (Livro “Kit de Jogos”, p.11).
Este ano letivo, de 2019/2020, decorre a 16.ª edição do CNJM e a final nacional será disputada em Aveiro, no dia 20 de março de 2020, em quatro categorias:
1.ª categoria (1.º ciclo): Semáforo, Gatos & Cães e Rastros;
2.ª categoria (2.º ciclo): Gato s& Cães, Rastros e Produto;
3.ª categoria (3.º ciclo): Rastros, Produto e Dominório;
4.ª categoria (Secundário): Produto, Dominório e Atari Go.
Será selecionado um aluno por ciclo e por jogo, que irá representar o Colégio Militar no CNJM. A seleção dos alunos decorrerá no dia 18 de fevereiro (2.ª, 3.ª e 4.ª categorias) e entre os dias 10 e 12 de março (1.ª categoria).
Para os alunos interessados em participar no CNJM, estão disponíveis vários exemplares dos jogos, para treino, nas Companhias de Alunos e nas Salas de Leitura do 1.º Ciclo e do Batalhão.