“As Mulheres do Meu País” de Maria Lamas

Nos dias que antecederam o Dia Internacional da Mulher – 08 de março – tiveram lugar na Sala de Leitura do Colégio Militar (CM) sessões de apresentação da obra de Maria Lamas – “As Mulheres do Meu País” (1947 – 1950) – que existe na Biblioteca do CM, atividade dinamizada pela professora Margarida Cunha, em articulação com a professora Helena Araújo, coordenadora da Sala de Leitura e da Biblioteca do Colégio Militar. Algumas turmas do 9.º ano, 10.º e 12.º ano assistiram a um documentário sobre a escritora e ativista cívica e política, analisaram a obra em causa e consultaram artigos na imprensa portuguesa sobre jornalista e escritora, pedagoga e investigadora, tradutora e fotógrafa, lutadora pelos direitos humanos e cívicos em tempos de ditadura.
Maria Lamas (1893 – 1983) era irmã mais velha de Manuel António Vassalo e Silva (1899 – 1985), Antigo Aluno do Colégio Militar e General que viria a ser o último Governador da Índia Portuguesa, em 1961.
Os alunos participaram com muito interesse e entusiasmo na atividade integrada, também, na celebração do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974.