, ,

Abertura Solene do Ano Letivo no Colégio Militar

No dia 7 de outubro, no Colégio Militar (CM), realizou-se a cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo (ASAL) 2022/2023, presidida pelo Exmo. Vice-Chefe de Estado Maior do Exército, Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira.
O evento decorreu em dois momentos principais: a cerimónia militar, no Claustro, e a cerimónia académica, no Gimnodesportivo.
No Claustro, a entrega da réplica da espada do Rei D. Carlos, símbolo de Comando do Batalhão Colegial (BatCol), ao Aluno Comandante do BatCol (Aluno Nº 260 – Miguel Valdrez) e o abraço deste ao Aluno “Batalhãozinho” (Aluno Nº 156 – Gustavo Azevedo), símbolo da camaradagem que deve unir todos os alunos de qualquer idade, são momentos únicos e que merecem destaque. Da cerimónia militar, ainda fizeram parte: a leitura da Ordem de Serviço que tornou pública e oficial a integração dos novos alunos no BatCol, a primeira alocução que o Aluno Comandante do BatCol dirigiu aos restantes alunos, a cerimónia comemorativa do 197º aniversário da morte do Fundador do CM – Marechal Teixeira Rebelo – e, finalmente, o desfile do BatCol.
No Gimnodesportivo, a sessão começou com o entoar do Hino do Colégio Militar, seguido da alocução do Exmo. Diretor do Colégio Militar, Coronel António Salgueiro, dirigindo-se aos que vivem e sentem o quotidiano desta secular instituição onde se estuda, se ensina e se serve. Depois, decorreu a Lição Inaugural subordinada ao tema “As figuras históricas nacionais no contexto do bicentenário da independência do Brasil e do centenário da travessia aérea do Atlântico Sul”, proferida pela Sra. Professora Maria Isabel Fernandes. Seguiu-se a entrega das Medalhas (de Aplicação Literária e de Aptidão Militar e Física) e dos Prémios, referentes ao ano escolar transato. A cerimónia culminou com os presentes a juntarem-se à Orquestra e ao Orfeão do Colégio, cantando o Hino Nacional.
A ASAL foi marcada pela alegria e pela esperança. Publicamente foram formulados os votos de um ano escolar promissor, ao nível académico e desportivo, em harmonia com a vida interna colegial.