1.º Festival de Curtas Metragens do Colégio Militar

Decorreu, no dia 7 de dezembro, o 1º Festival de Curtas Metragens do Colégio Militar (CM), com o objetivo de motivar os alunos a produzirem os seus próprios filmes, aplicando os conhecimentos adquiridos durante o período, trazer as suas famílias e amigos ao CM e criar um momento de qualidade que no futuro possa ser recordado com orgulho, por todos aqueles que se envolveram nesta atividade.

Para isso, os discentes entregaram convites formais a todos os seus convidados, vestiram-se e caraterizaram-se a rigor com a ajuda dos seus diretores de turma, fizeram posters dos seus filmes, e criaram um ambiente acolhedor no auditório, com o apoio do antigo aluno Gustavo Pinto Basto.

No começo do festival, o Coordenador Pedagógico, professor Pedro Ferreira, e o responsável pela organização deste evento, professor Joaquim Duarte, acompanhados dos RP’s. (membros do Clube Multimédia nomeados para receberem os convidados, e para os encaminharem aos seus respetivos lugares), fizeram uma pequena introdução aos filmes que se iriam exibir.

De seguida, e para cada um dos filmes, os seus autores subiram ao palco, apresentaram-se e deram conta da sinopse da curta metragem que realizaram.

Exibidos todos os filmes, os membros do júri (presidido pelo Diretor do CM e constituído pelos professores Manuela Silva, Margarida Cunha, Marina Aguiar, Rosário Gonçalves, Pedro Ferreira, Pedro Carvalheira e Ricardo Fernandes) reuniram-se para deliberar, no que foram acompanhados pelos convidados. Estes últimos votaram nos seus filmes favoritos através de um pequeno formulário, a que acederam apontando a câmara do seu smartphone para um QR Code gerado para o efeito, e colocado pelos alunos nas cadeiras do auditório.

No final, foram entregues os merecidos prémios aos seguintes filmes:

Melhor História/Guião: Consciência (376, 194, 798 e 397 do 9.ºA);

Melhor Fotografia: Vidas Duplas (518, 634 e 650 do 9.º B);

Melhor Sonoplastia: O Rapto (298, 299, 372 e 831 do 9.º A);

Melhores Efeitos Especiais: Napolitana (595, 168, 295 e 539 do 9.º C);

Melhor Interpretação Feminina: 576 (9.º B);

Melhor Interpretação Masculina: 792 (9.º B);

Melhor Filme: Napolitana (595, 168, 295 e 539 do 9.º C).

Filme mais votado pelo público: Indícios (492, 147, 5 e 312 do 9.ºC).

Após a entrega dos prémios, houve o tradicional arremesso de confetti e uma pequena sessão fotográfica para mais tarde recordar.

Como balanço final cumpre registar que este festival foi recebido com muito agrado por todos os espetadores, que se aproximaram das 320 pessoas, e que os alunos participaram de forma muito ativa e interessada em toda a organização, transmitindo aos presentes o seu orgulho e alegria pelo sucesso deste evento.