Visita: Espaço Fortuna – Palmela

Visita de Estudo do 5º ano ao Espaço Fortuna – Artes e Ofícios em Palmela

No dia 20 de fevereiro de 2019, os alunos do 5.º Ano do Colégio Militar foram em visita de estudo, no âmbito das disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e História e Geografia de Portugal ao Espaço Fortuna – Artes e Ofícios, em Palmela.
Os alunos, acompanhados dos seus professores, tiveram oportunidade de conhecer in loco todo o processo de produção artesanal de uma peça de barro – desde a extração do barro do solo, passando pela sua modelagem, cozedura e vidrado. Puderam ainda criar uma peça com as suas próprias mãos (pintura de um azulejo) no Atelier de Azulejos. Em todas estas atividades foram acompanhados por uma pintora e uma ceramista profissionais.
Os alunos corresponderam com interesse e entusiasmo à visita, que cumpriu os obetivos que se propunha: promover a dinâmica interdisciplinar e fomentar o contacto dos alunos com os conteúdos abordados ao longo deste ano letivo, compreendendo a importância do azulejo como material de revestimento, e como elemento decorativo na arquitetura.