Visita de Estudo do 7.º Ano de História do 10.º ano de História A ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros e Muralha de D. Dinis (Museu do Dinheiro) – Lisboa

No dia 21 de fevereiro de 2024, os alunos do 7.º ano e do 10.º ano do Colégio Militar foram em visita de estudo ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC) da Fundação Millenium BCP e à Muralha de D. Dinis (Museu do Dinheiro) no Banco de Portugal, em Lisboa, no âmbito das disciplinas de História e de História A.
Os alunos, acompanhados pelos seus professores e diretores de turma, tiveram oportunidade de conhecer o renovado NARC, classificado pelo Estado Português como Monumento Nacional, “um sítio exemplar, exibindo a sobreposição urbana dos últimos vinte e cinco séculos”. A visita foi guiada por arqueólogas do Serviço Educativo. A Muralha de D. Dinis, também classificada como Monumento Nacional, é uma construção medieval, descoberta em 2010, que permitiu aos alunos uma “viagem no tempo, percorrendo mais de 1000 anos da história de Lisboa” e que expõe, igualmente, artefactos arqueológicos de vários períodos fundamentais para conhecer o passado da cidade.
Em ambos os Núcleos, a interatividade permitiu uma aliança entre a História e as novas tecnologias. No decurso da visita de estudo, os alunos participaram com muito interesse e entusiasmo nas atividades. Ainda houve a oportunidade de visitar parte do Museu do Dinheiro: os alunos puderam apreciar algum do espólio do Museu do Dinheiro: notas e moedas de diversas épocas, apresentações interativas e puderam erguer uma barra de ouro de 12,6kg! Foram cumpridos os objetivos delineados: conhecer o espólio museológico, nomeadamente, das épocas romana e medieval dos sítios visitados; sensibilizar para a valorização do património histórico com base em exemplos que são Monumentos Nacionais; promover a interdisciplinaridade; favorecer o espírito de grupo, as relações interpessoais e o respeito mútuo.