Visita de Estudo à Baixa de Lisboa

No dia 1 de abril de 2019, os alunos da turma B do 11º ano do Colégio Militar foram em visita de estudo à Baixa da cidade de Lisboa, no âmbito da disciplina de Geografia A. O respetivo trabalho de campo insere-se na temática disciplinar das áreas urbanas, sendo que foi organizado pelos professores que formam o Núcleo de Estágio de Geografia. Desta forma, os alunos viram com olhar geográfico as obras de requalificação e reabilitação dos edifícios e do espaço público, entre o Caís do Sodré e Santa Apolónia, passando pela baixa pombalina e pelo bairro de Alfama.
Com a caminhada de cerca de 13km, para a qual os alunos tiveram autorização em ir de cotim, aperceberam-se do aumento do valor económico do espaço público, fosse na sequência das intervenções urbanas realizadas, pelo impacto da ligação pedonal ribeirinha na qualidade de vida, verificaram a diversidade de plantas e de funções urbanas presentes na baixa de Lisboa e estabeleceram comparações entre a planta ortogonal da baixa pombalina com a planta irregular do bairro de Alfama, assim como das funções urbanas características de cada uma delas.