Visita ao Colégio Militar do Rio de Janeiro

A visita ao Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), inserida no Projeto de Internacionalização do Colégio Militar (CM), decorreu entre 01 e 07 de maio de 2022.

Os 12 elementos da delegação visitante – Tenente-Coronel Mário Silva, Tenente-Coronel Jorge Santos, Professor Carlos Bernardino, Professora Isabel Branco e os Alunos 40 – Maria Fernandes, 72 – Vasco Caetano, 123 – Bernardo Duque, 222 – Sebastião Gouveia, 414 – Martim Marques, 524 – Catarina Pinto, 648 – Joana Lourenço e 724 – Maria Aires, dispuseram de uma excelente oportunidade para conhecer a escola congénere mais antiga das 14 que atualmente compõem o Sistema Colégio Militar do Brasil.

Nos dias 02 e 03 de maio, depois de recebidos pelo Comandante no Palacete Babilônia, efetuaram uma visita guiada aos aproximadamente 10 hectares do estabelecimento de ensino que integra alunos e alunas, externos, desde o 6º ano do “Ensino Fundamental” (correspondente ao nosso Ensino Básico), até ao 3º ano do “Ensino Médio” (nosso Ensino Secundário), tendo sido possível constatar a diversidade das atividades letivas, a qualidade das instalações e o empenho e a dedicação dos seus Servidores.

Nos dias 04 e 05 de maio, realizaram visitas culturais aos Fortes de Copacabana (e Museu Histórico do Exército) e do Leme, à Fortaleza de São João (e Centro de Capacitação Física do Exército), ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar.

Em 06 de maio, assistiram à cerimónia respeitante à comemoração do 133º Aniversário do CMRJ.

Depois do interregno motivado pela Pandemia Covid, esta atividade permitiu dar continuidade a uma relação que conta com várias décadas e que possibilita o contacto e a partilha de experiências entre Oficiais, Professores e Alunos, contribuindo para o engrandecer de ambas as instituições.