, ,

VI JORNADAS PEDAGÓGICAS- FUTURO SUSTENTÁVEL

Acreditamos que a Educação deve mudar para criar um mundo pacífico e sustentável para a sobrevivência e prosperidade das gerações atuais e futuras. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) partiu da necessidade de educação para enfrentar os crescentes desafios da sustentabilidade. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável implica o recurso a uma pedagogia inovadora e orientada para ação, com vista a permitir que os estudantes desenvolvam o conhecimento e a consciência e tomar medidas para transformar a sociedade e torná-la mais sustentável. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2030 contribui diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 que defende uma educação de qualidade e inclusiva, que seja relevante e que coloque a responsabilidade pelo futuro no seu centro. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2030 vem no início da Década de Ação para acelerar o progresso em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Agora é a hora de cada sistema educacional liderar a transformação necessária para colocar o nosso mundo em um curso mais justo e sustentável, porque o nosso futuro comum depende das nossas ações presentes.
O Colégio Militar (CM) com a organização destas Jornadas Pedagógicas, no dia 01 de março 2024, com o tema “FUTURO SUSTENTÁVEL”, pretendeu criar um espaço de reflexão e troca de ideias e experiências, numa visão inovadora do fenómeno da Educação, no sentido de se descobrirem caminhos que viabilizem na prática pedagógica a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Iniciaram-se os trabalhos com a palestra “Igualdade de Género” pela Major Paula Branco, Chefe da Repartição de Relações Públicas no GabCEME. Seguiu-se uma mesa-redonda com a participação do Professor Doutor Nuno Guimarães (antigo aluno nº 178/1970), do ISCTE, e do Professor José Carlos Caldeira (INESC TEC) sob o tema “Indústria, Inovação e Infraestruturas”.
Os trabalhos prosseguiram com a mesa-redonda “Redução das Desigualdades” em que participaram a Professora Doutora Fátima Assunção (CIEG) e a Drª Vera Santos da REFOOD.
O Senhor Professor Doutor Saraiva Lopes (IGOT, UnLx) proferiu uma comunicação sobre o tema “Ação contra a Mudança Global do Clima”. Seguidamente assistimos a uma conferência proferida pelo Sr. Diretor do Aquário Vasco da Gama, o Comandante Nuno Galhardo Leitão, sobre “Vida na Água e Proteção dos Oceanos”. Estas jornadas encerraram com uma mesa-redonda onde participaram os Professores Doutores Maria João Silva e Tiago Tempera (ESELx) sobre o tema “Uma Educação de Qualidade”, e um documentário sobre “Sustentabilidade”, realizado pelos docentes de Aplicações Informáticas e em que os atores são alunos do CM.