V Feira da Matemática

O Orfeão e a Orquestra do Colégio Militar foram convidados para abrir a V Feira da Matemática, evento que decorreu nos dias 19 e 20 de outubro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Cerca de 60 alunos e seus professores enlevaram o átrio principal deste Museu durante cerca de meia hora, com um repertório moderno e elegante, merecendo especial referência o bonito tema “Marcha do Menino da Luz”. Com direito a várias ovações, foi desta forma que se deu as boas vindas às escolas visitantes, que se encantaram com a harmonia do Colégio Militar.

Também em representação do Colégio Militar e no âmbito do objetivo deste evento, de divulgação matemática, na sexta para as escolas e no sábado para o público geral, 12 alunos do 8º ano dinamizaram a atividade “Jogos matemáticos, reutilizando materiais”. Este projeto, desenvolvido durante o ano letivo de 2017/2018, que permitiu abordar questões ambientais, desenvolver competências várias e disponibilizar novos jogos à comunidade escolar, envolveu as disciplinas de Matemática e Educação Tecnológica em articulação com o projeto Eco-Escolas. É de enaltecer a forma como estes alunos, acompanhados pelas professoras das respetivas disciplinas, colaboraram ativamente, explicando e demonstrando os processos e técnicas dos trabalhos expostos, apresentando as regras dos jogos e apoiando os visitantes na sua prática, no sábado maioritariamente famílias com crianças.

Na sexta feira, todos os alunos do 8.º ano tiveram a oportunidade de realizar diversas atividades do programa da feira, como Visita de Estudo, com o objetivo de ampliar e relacionar os conhecimentos matemáticos e as suas conexões com as outras ciências nas suas diversas vertentes (científica, cultural, histórica e recreativa), tendo assistido ainda às conferências “O Mais Famoso de Todos os Números” (turma A) e “A Matemática das Mensagens Secretas” (turma B) e realizado visitas orientadas às exposições “A Aventura da Terra” (turma C) e “A Matemática de M. C. Escher” (turma D).

Todos estes alunos e seus professores estão de parabéns por esta presença multidisciplinar, e pelo empenho e participação exemplares, que muitos elogios recebeu da organização do evento, dos docentes presentes (dos ensinos básico, secundário e universitário) e dos visitantes da V Feira da Matemática.