TIC- Hour of Code

Hour of Code – Evento Internacional de Programação e Ciências da Computação – Torneio Interno do Colégio Militar 8.º ano – TIC

No dia 8 de janeiro pelas 15h30 no miniauditório do Colégio Militar e na presença da Diretora do 3.º Ciclo, Professora Margarida Cunha e do organizador do torneio, Professor Joaquim Duarte, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios do torneiro que o Colégio organizou no âmbito do evento internacional Hour of Code.

As turmas do 8.º ano participaram, entre os dias 4 e 8 de dezembro, num evento que visa sensibilizar alunos, pais e encarregados de educação, professores, escolas, colégios, governos e sociedade em geral, para a importância cada vez maior do ensino das ciências da computação no ensino não superior. A procura por profissionais desta área supera em muito a oferta e este gap está a aumentar ano após ano de forma muito expressiva, sendo muito raros os países e ainda mais raros os colégios e escolas que ensinam de forma organizada, consistente e sistemática estas matérias.

Este evento teve lugar nas aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – e foi organizado um torneio local em que os dois melhores alunos de cada uma das turmas teriam direito a um prémio.

O evento e o torneio correram muito bem; os alunos responderam de forma expressiva aos desafios lançados, especialmente quando viram o seu progresso em tempo real no quadro – na plataforma do Hour of Code (https://studio.code.org). Como houve muitos alunos que pediram para continuar o desafio em casa, foi permitido que todas as turmas assim o fizessem até ao final do dia 8 de dezembro para que houvesse igualdade de oportunidades entre alunos internos e externos.

Assim, os oito premiados são os seguintes, com uma menção especial à aluna 518, Baptista, porque foi a aluna que mais longe chegou como se pode verificar na lista abaixo:

8.º A, 372 – Gouveia – completou todo o curso acelerado – Computational Sciences fundamentals international;

8.º A, 299 – Ribeiro – completou todo o curso acelerado – Computational Sciences fundamentals international;

8.º B, 518 – Baptista – completou todo o curso acelerado e ainda os cursos 2 e 3 e conseguiu concluir metade do 4 – Computational Sciences fundamentals international;

8.º B, 576 – Albuquerque – completou todo o curso acelerado – Computational Sciences fundamentals international;

8.º C, 493 – Cardoso;

8.º C, 595 – Uva;

8.º D, 699 – Romão – completou todo o curso acelerado de ciências da computação – Computational Sciences fundamentals international;

8.º D, 509 – Simões.

Um por todos e todos por um