Saída de Campo ao Complexo Vulcânico de Lisboa – Mafra

No passado dia 26 de fevereiro de 2019, os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias das turmas B1 e B2 do 10.º Ano, acompanhados pelos professores de Biologia e Geologia, José Carlos Martins e Sandra Baptista, realizaram uma saída de campo no âmbito da componente de Geologia.
A saída de campo efetuou-se de acordo com o seguinte percurso: Boca do Inferno (Cascais) – Guincho – Praia Grande do Rodízio (Sintra) – Penedo do Lexim (Mafra), estando os alunos em permanente contacto com as formações geológicas que se pretendia estudar.
Os objetivos da visita foram plenamente atingidos tendo os alunos cumprido com empenho todas as tarefas propostas. No decurso da saída de campo, foi possível correlacionar as várias etapas do ciclo litológico através da observação das características dos diferentes tipos de rochas da região de Lisboa, dos respetivos modos de ocorrência e das características dos vastos afloramentos, sempre enquadrados pelos processos que conduziram à respetiva génese. Foi possível analisar in loco diversas evidências da atividade magmática em Portugal continental assim como os seus impactes socioeconómicos. A visita permitiu, assim, articular saberes próprios da disciplina de Biologia e Geologia com conhecimentos de outras disciplinas tendo por base uma visão multidisciplinar e integradora.