Participação do Colégio Militar na Exposição Cultural “In Tempo Real” – Comemorações do Dia do Exército 2023

A coletânea visual apresentada nesta exposição, está patente no edifício Paços do Conselho em Viana do Castelo até ao dia 5 de novembro, visa divulgar os trabalhos realizados pelos alunos dos Estabelecimentos Militares de Ensino, do 5.º ao 9.º ano, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.

Abordando temáticas diferentes, os trabalhos resultam da experimentação de diversos instrumentos de registo e da exploração de técnicas de expressão diversificadas com o objetivo de enriquecer as experiências visuais e plásticas dos alunos, desenvolver a sua sensibilidade estética e artística e despertar o gosto pela apreciação e fruição de diferentes circunstâncias culturais.

O tema do Retrato foi dominante por ser transversal aos vários anos e foi trabalhado por diferentes docentes, em vários registos e técnicas, numa tentativa de levar o aluno a descobrir-se a si mesmo e aos outros que os rodeiam.

A Exposição Cultural, integrou pela primeira vez, os eventos associados às Comemorações do Dia do Exército e revelou-se um sucesso, atento aos comentários positivos expressos por todos os que a têm visitado, que servem de incentivo e nos enchem de orgulho:

“Foi muito surpreendente ver a excelente qualidade dos trabalhos apresentados, tendo em conta a faixa etária dos autores envolvidos, alunos do 5.º ao 9.º ano. Estão de parabéns pela “exposição pública” da sensibilidade estética e qualidade artística que os vossos alunos revelaram nos seus trabalhos”.

Um sentido agradecimento pelo sucesso desta Exposição Cultural a todos os que a tornaram possível.