Palestra «Comunicação Assertiva»

Palestra «Comunicação Assertiva» no âmbito do Projeto de Liderança e Valorização Pessoal do CM – 2.ª sessão

No âmbito do Projeto de Liderança e Valorização Pessoal (PLVP) realizou-se, no passado dia 8 de fevereiro de 2019, a segunda parte da palestra: «Comunicação Assertiva», proferida pelo Ex.mo Senhor Tenente-Coronel João Baptista, Coordenador do Gabinete de Psicologia do Colégio Militar.

O Dr. Rui Farinha, na qualidade de Coordenador do PLVP, estabeleceu a ponte com a sessão anterior intervindo, em seguida, o senhor Tenente-Coronel Baptista, que começou por relembrar as vantagens da assertividade. À semelhança do que sucedeu na primeira sessão, a «conversa» com os alunos voltou a assentar numa dinâmica participativa. Estes intervieram ativamente, apresentaram diversas dúvidas e teceram considerações sobre os vários assuntos abordados, mostrando curiosidade e conhecimento sobre as características e os benefícios para a pessoa que usa a comunicação assertiva, temas abordados na sessão anterior.

Nesta segunda sessão, abordaram-se as técnicas que podem/devem ser usadas quando se pretende ser assertivo (a “técnica do disco riscado”, a «técnica do adiamento assertivo», a «técnica do acordo assertivo» e a «técnica de autoafirmação (DESC)»). Enumeraram-se palavras, expressões e atitudes assertivas. Esta listagem foi completada pelos alunos com base nas suas ideias e opiniões. A finalizar abordaram-se os comportamentos de uma pessoa assertiva e os tipos de assertividade (básica, empática, em escalada e confrontativa), sempre ilustrados por exemplos. A contrastar, referiram-se os comportamentos não assertivos (manipulador, agressivo e não assertivo/passivo).

A componente prática da sessão («prática da assertividade») será concretizada numa 3.ª sessão, a decorrer no dia 15 de fevereiro. Aí, cada um dos cerca de cinquenta alunos, partilhará uma situação pessoal por si escolhida como sendo exemplificativa de um comportamento assertivo ou não, e porquê.