Os alunos do 7.º ano visitaram a Biblioteca Antiga do Colégio

No passado mês de outubro, os alunos do 7.º ano visitaram a Biblioteca Antiga do Colégio Militar, no âmbito da disciplina de História e em articulação com a professora Helena Araújo, coordenadora da Sala de Leitura e da Biblioteca do Colégio Militar. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer com mais profundidade a história da Biblioteca Antiga do Colégio Militar: a sua origem, o seu fundador, o acervo de livros antigos e os registos antigos de catalogação e de inventariação, o mobiliário e técnicas como o arejamento e o restauro.
É uma aprendizagem essencial da História “relembrar que o conhecimento histórico se constrói com informação fornecida por diversos tipos de fontes: materiais, escritas e orais.” Assim, os alunos tomaram contacto com fontes históricas impressas que remontam aos séculos XVII, XVIII, XIX e XX como obras literárias, filosóficas e científicas, manuais escolares antigos, e também obras da autoria de Antigos Alunos e que integram as Estantes de Honra. Os alunos conheceram formas antigas de conservação dos livros, como as folhas de tabaco em taças de porcelana antigas, tinteiros e uma máquina de escrever da segunda metade do século XX para o registo das fichas bibliográficas. Foram ainda analisados os retratos de todos os Antigos Diretores do Colégio Militar.
Os alunos participaram com muito interesse e entusiasmo na atividade e os objetivos foram cumpridos: conhecer e valorizar o património colegial, reconhecer a importância da escrita e dos livros no passado e no presente, sensibilizar para a importância da leitura e do livro ao longo das épocas.