Em 20 de maio de 2019 entraram em vigor novas definições do Sistema Internacional de Unidades (SI). Desde então, por exemplo, a definição de unidade de massa (o quilograma) deixou de exigir uma visita ao respetivo padrão depositado, desde 1889, no Museu Internacional de Pesos e Medidas (França) ou a qualquer das suas réplicas espalhadas pelo nosso planeta. Por que se fazem estas mudanças? Quais foram as anteriores? Como estão definidas as outras unidades de medida?

O Objeto escolhido para este mês de outubro constitui um novo marco na iniciativa Destaque do Mês, iniciada em Junho de 2018: ao contrário do que até aqui aconteceu, não se pretende que o objeto a apresentar à comunidade escolar seja um ponto de chegada, devidamente estudado e enquadrado na história colegial.

Escolhido pelos alunos da ACC de Museologia, pretende-se que seja ponto de partida para o estudo que estes alunos irão realizar sobre a necessidade de se estabelecer um sistema de unidades e sua evolução ao longo dos tempos, em particular, em Portugal.

Que partindo de um objeto histórico (pertencente à Biblioteca Colegial), ultrapassado do ponto de vista técnico e científico, e como tal de aparente reduzida utilidade, se possa perceber a importância da preservação do património histórico, como base na qual se alicerça o conhecimento atual e futuro.

Junto estão expostos antigos instrumentos de medição que foram recolhidos de diferentes coleções do Colégio Militar.