, ,

“Leituras dialogadas” na Biblioteca

Com início no dia 23 de outubro, 30 turmas de todos os ciclos de ensino participaram na atividade “Leituras Dialogadas”, na Biblioteca. Esta atividade serviu para comemorar o mês Internacional das Bibliotecas Escolares que este ano elegeu como temática “A imaginação e criatividade”. A atividade, preparada pela equipa da Biblioteca e orientada pela professora Bibliotecária, consistiu na leitura de um texto/conto de ficção, seguido de uma conversa com os alunos. Os textos escolhidos estavam relacionados com a temática da “Imaginação, criatividade e fantasia”, para os alunos do 1.º Ciclo, e da “Inteligência artificial” para os alunos do Batalhão Colegial.
As leituras, realizadas pelos alunos, decorreram muito bem e a discussão sobretudo a que se centrou na temática da inteligência artificial foi muito interessante. Os alunos foram convidados a refletir sobre: “poderá uma máquina sentir e agir como um ser humano?”; “será que as máquinas poderão vir a substituir os humanos nas relações sociais?”; “como garantir que a inteligência artificial será ética e segura?”; “a inteligência artificial deverá ser vista como uma ameaça ou como uma oportunidade?”; entre outras questões que foram surgindo na sequência da leitura dos textos.
O sucesso da atividade ficou a dever-se também à colaboração dos professores de Português que responderam ao desafio apresentado pela Biblioteca, inscrevendo as suas turmas, e participando com entusiasmo nas sessões.