Jornadas Pedagógicas do Colégio Militar

No dia 27 de fevereiro, as Jornadas Pedagógicas, subordinadas ao tema “Compreender para Inovar”, serão realizadas com manifestação de rigor e qualidade científica e pedagógica, visam promover a implementação de boas práticas no domínio das Aprendizagens Essenciais, da Gestão Flexível do Currículo, da Avaliação no seu contexto eminentemente formativo, tendo como documentos de apoio o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, as aprendizagens essenciais, a autonomia e flexibilidade curricular, a estratégia nacional de educação para a cidadania, a definição de domínios de autonomia curricular e desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU. Tal passa, particularmente, pela aquisição/atualização do conhecimento sobre temas e subtemas dos conceitos inerentes, problemas e desafios em diferentes contextos.

Esta ação inclui:
– Componentes de formação em plenário, de palestras/conferências, à luz dos principais documentos de referência no âmbito do currículo e abordagens, em particular, de temas como a Avaliação eminentemente formativa, a implementação dos Clubes de Ciência Viva, as Aprendizagens Essenciais e o papel das Neurociências na compreensão do fenómeno da aprendizagem;
– Uma componente de debate, incidindo sobre a articulação entre as Aprendizagens Essenciais, relativas a componentes do currículo lecionadas, com o Referencial de Educação para o Desenvolvimento, temas, subtemas e respetivos descritores.

Destinatários:
Professores dos Ensinos Básico e Secundário, de qualquer Grupo de Recrutamento e de Educação Especial, Oficiais do Corpo de Alunos e elementos convidados da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio Militar (APEEACM).

Critérios de seleção:
1.º Ordem de inscrição nas Jornadas Pedagógicas;
2.º Ser docente ou oficial a prestar serviço no CM;
3.º Ser PEE de aluno(s) do CM;
4.º Número de lugares disponíveis na sala (300).