, ,

Jogos Matemáticos- Campeonato Nacional

Jogos Matemáticos – Entrega De Prémios Aos Alunos Que Representaram O Colégio Militar No Campeonato Nacional

Neste ano letivo, de 2017/2018, o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM) decorreu em Torres Vedras. Trata-se de uma competição dirigida a estudantes de todos os níveis de escolaridade dos ensinos básico e secundário e envolve 6 jogos, que são divulgados no início de cada ano letivo. Cada escola pode inscrever somente um aluno por jogo e por ciclo. Segundo a organização:

«A escolha dos jogos das diversas edições do CNJM tem em conta o seu conteúdo, variedade do tipo de jogo, importância histórica, facilidade de feitura e idade dos jogadores. O nosso foco é, desde início, nos jogos ‘sem informação escondida’ (ao contrário da batalha naval, por exemplo) e ‘sem o fator sorte’ (ao contrário do Gamão, por exemplo) a que chamamos Jogos Matemáticos» (Livro “Kit de Jogos”, Associação Ludus, p.11).

Este ano participaram 1951 alunos, em representação de 435 estabelecimentos de ensino do país. Do Colégio Militar, após a realização de vários jogos eliminatórios, foram selecionados para participar no Campeonato Nacional os alunos:

1.ª categoria (1.º ciclo)

SEMÁFORO: 203

GATOS & CÃES: 237

RASTROS: 27

2.ª categoria (2.º ciclo)

GATOS & CÃES: 222

RASTROS: 201

PRODUTO: 690

3.ª categoria (3.º ciclo)

RASTROS: 717

PRODUTO: 711

AVANÇO: 140

Em Torres Vedras, estes alunos defrontaram jogadores mais experientes, conseguindo, no entanto, impor o seu jogo. Destaque para o aluno 237, do 1.º ciclo, que conseguiu colocar o Colégio Militar na final de todas as eliminatórias, com o jogo Gatos & Cães.

Parabéns a todos os participantes! Todos os alunos do Colégio Militar que se inscreveram nesta competição receberam certificados de participação. Aos alunos vencedores do Campeonato Colegial, que foram representar o Colégio Militar no Campeonato Nacional, foram ainda entregues prémios pelo nosso Diretor na presença dos Diretores de Turma e Professores do Grupo Disciplinar de Matemática.

Os treinos devem continuar, para o ano há mais. Continuam disponíveis vários tabuleiros dos diferentes jogos na Sala de Leitura da Biblioteca, para os alunos experimentarem. Motivar os jovens para a aprendizagem da Matemática através do divertimento e do prazer de pensar é o principal objetivo desta competição, que é promovida anualmente pela Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática e a Sociedade Portuguesa de Matemática, com o apoio da Ciência Viva.