Jogo do Pato

Apesar de nos encontrarmos numa situação de exceção provocada pela pandemia “COVID-19”, o Colégio Militar (CM) não deixou de dar continuidade à belíssima tradição equestre associada ao Dia de São Martinho, o Jogo do Pato.
O jogo, que pretende demonstrar os dotes equestres e a determinação dos alunos finalistas (em representação das suas Companhias), foi encetado no CM pelas mãos do Capitão Reymão Nogueira, nos anos cinquenta. É constituído por duas equipas montadas a cavalo (sem estribos), cada uma com quatro conjuntos (cavalo e cavaleiro), que disputam uma bola medicinal. Esta circula dentro da equipa, pelos diversos elementos, até ser colocada no cesto da equipa adversária localizado na parede do Picadeiro. Com a duração de dez minutos, divididos em duas partes, ganha o jogo quem somar mais pontos.
Anos mais tarde, depois da visita de um adido militar americano ao CM, durante a qual se fez uma apresentação deste jogo, este diplomata ofertou uma bola do Jogo do Pato Argentino (com argolas em couro para facilitar o manejo) e o respetivo regulamento, passando a realizar-se anualmente.
Neste ano letivo, mais uma vez, os finalistas mostraram a tenacidade própria dos alunos deste Colégio, culminando com a vitória da 2ª Companhia.