Formação no Colégio Militar aborda Prevenção de Comportamentos Aditivos

Em linha com o Programa para a Prevenção de Comportamentos Aditivos e Combate às Dependências nas Forças Armadas (PPCACDFA), decorreu no Colégio Militar, em colaboração com a Divisão de Saúde Militar da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e com a ARISCO – Instituição para a Promoção Social da Saúde, no dia 6 de dezembro, uma sessão de sensibilização destinada a Militares, Professores, Pessoal de Saúde e outros profissionais que trabalham diretamente com os alunos, garantindo que estejam preparados para identificar e abordar situações de risco entre os alunos.
O referido programa, aprovado pelo Despacho n.º 11921/SEADN/2015, de 23 de outubro, aborda a temática das dependências de forma abrangente, incluindo o uso de substâncias psicoativas ilícitas e lícitas, como álcool e tabaco, além de dependências sem substância, como o jogo e tem como objetivo a abstinência total do consumo de substâncias psicoativas bem como retardar o consumo das mesmas. A iniciativa mais recente do Colégio Militar para a prevenção de comportamentos aditivos envolveu a introdução de um dia dedicado ao tema no programa do Estágio de Graduados. Esse projeto, que se baseia na metodologia de educação e prevenção pelos pares, foi realizado pela primeira vez em 2023 e repetido em setembro de 2024.
A sessão de sensibilização teve como base a experiência da primeira edição do projeto, onde se reconheceu a importância de preparar adequadamente todos os intervenientes para que a intervenção junto aos alunos seja mais eficaz.

print