Exposição Direitos Humanos, Passado e Presente

No corredor da Sala de Leitura do Colégio Militar, decorre uma exposição que assinala o 72º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Esta iniciativa é constituída por duas exposições em paralelo: a de trabalhos realizados por alunos do 8ºano de escolaridade e a de divulgação de cartazes alusivos a alguns dos Direitos Humanos, cedida pela Youth for Human Right International.
Os trabalhos dos alunos foram realizados no âmbito da disciplina de História e tiveram como objetivo desenvolver a seguintes competências específicas da disciplina: utilizar adequadamente fontes históricas de tipologia diversa, recolhendo e tratando a informação para a abordagem da realidade social, numa perspetiva crítica; promover uma abordagem da História, baseada em critérios éticos; valorizar a dignidade humana e os direitos humanos, promovendo a diversidade, as interações entre diferentes culturas, a justiça, a igualdade e equidade no cumprimento das leis; reconhecer a submissão violenta de diversos povos e o tráfico de seres humanos, como uma realidade da expansão.
Neste sentido, foi lançado aos alunos o desafio de escolherem uma situação estudada no período da expansão marítima europeia ou uma realidade atual, reveladoras de desrespeito pelos Direitos Humanos.
Seguidamente teriam de pesquisar, desenvolver sucintamente essa temática e posicionar-se criticamente sobre a mesma.
Durante cerca de duas semanas, será possível a toda a Comunidade Educativa e particularmente aos alunos do Colégio Militar refletir sobre esta temática e visitar a exposição integrada no Projeto Anual de Atividades da Biblioteca.