Encontro com as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

No dia 21 de Abril, as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada visitaram o Colégio Militar para conversarem com os alunos do 8º ano sobre a sua mais recente obra Navio mistério – a nau do trato, cuja temática está relacionada com as viagens dos portugueses ao Oriente, no século XVI.  

A leitura deste livro integrou-se no âmbito do Domínio de articulação curricular “Viagem ao Oriente Desconhecido”, realizado com as turmas do 8º ano. As disciplinas de Português, História e Cidadania e desenvolvimento, com a colaboração da Biblioteca, exploraram as várias vertentes desta obra. Para além das atividades realizadas em sala de aula, os alunos participaram, na Biblioteca, em sessões sobre o livro e foram em visita de estudo ao Museu Nacional de Arte Antiga. Este trabalho culminou com uma exposição patente na Sala de Leitura e o encontro com as escritoras.  

O encontro decorreu no auditório e contou, também, com a presença do General Garcia Leandro, atual curador e presidente cessante da Fundação Jorge Álvares, que partilhou com os alunos interessantes histórias sobre a sua relação com o Oriente. As escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada responderam a muitas perguntas colocadas pelos alunos o que proporcionou um encontro muito agradável e estimulante.  

No auditório, como cenário para esta sessão, foram expostas duas réplicas, cedidas pelo Museu Nacional de Arte Antiga, dos biombos Nambam. Estes biombos foram analisados pelos alunos durante a visita de estudo realizada ao Museu Nacional de Arte Antiga pois têm uma relação direta com a obra Navio Mistério- a nau do Trato. Estas réplicas dos Biombos Nambam irão permanecer em exposição na Sala de Leitura do Colégio Militar até 23 de maio, onde poderão ser apreciadas por toda a comunidade escolar.” 

print